O aumento exponencial de alunos atípicos (TEA, TDAH, TOD) tem evidenciado a sensação de despreparo, sobrecarga e/ou impotência dos professores. Aqui na Âmbar, buscamos instrumentalizar o corpo docente para uma atuação inclusiva que vá além da adaptação burocrática, focando na compreensão do sujeito, no manejo do comportamento do estudante e na construção de estratégias pedagógicas que respeitem a individualidade e especificidades de cada um.
A Proposta Âmbar: Instrumentalizamos sua equipe para uma inclusão que funciona na prática. Não focamos no CID, mas no sujeito. Ensinamos a construir estratégias que respeitem o tempo de maturação do aluno e garantam a sustentabilidade emocional do professor.
O que sua equipe vai dominar:
O Aluno além do Rótulo: Ferramentas para mapear potências e biografias, superando o olhar patologizante.
Adaptação sem empobrecimento: Como usar o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e criar avaliações justas (Estudos de caso reais).
Comportamento é Comunicação: Diferenciação entre birra e crise, identificação de gatilhos e estratégias de regulação emocional em sala.
Metodologia: Dinâmicas de "Mão na Massa", análise de vídeos,, roleplay de reuniões e construção de materiais aplicáveis (Mapas e PEIs).